Olá pessoasss!! Hoje vou falar sobre um tema muito comentado, mas poucas pessoas conhecem e praticam, é o cronograma capilar.
O nosso cabelo passa por muitos processos - mesmo para quem faz o mínimo de intervenções possíveis - causando a perda de nutrientes, água e outros elementos que compõe os fios. Assim, é necessária a realização de alguns tratamentos que objetivam devolver ao cabelo esses nutrientes perdidos. Para tanto, devem ser usados produtos com a função de hidratar, nutrir e reconstruir os fios. Mas quais são esses produtos e como podemos usá-los?
Existe no mercado nacional e internacional, uma infinidade de produtos para tratamento capilar, mas o que usar em cada tipo de dano?
Nesse sentido, o cronograma capilar trata-se de um conjunto de tratamentos que deve ser realizado nessa ordem: hidratação, nutrição e reconstrução. A cada dois ou três dias - ou conforme sua rotina semanal de lavar os cabelos - intercalar esses produtos, exemplo: segunda-feira: fazer hidratação, quinta-feira: fazer nutrição, domingo: fazer reconstrução e a cada três dias repetir o processo, fazer isso durante 1 mês e depois manter intercalando as máscaras conforme a necessidade do seu cabelo. Repetir todo o cronograma a cada 2 meses. Lembrando que a cada 15 dias, no mááááximo, é importante fazer uma desintoxicação, limpando profundamente os fios...
IMPORTANTE!!! Durante todo o processo você deve observar em qual etapa seu cabelo respondeu melhor.
Hidratação
Para que serve: Para cabelos secos, duros, com o toque áspero. Fornece maciez, maleabilidade e sedosidade. Mantém a proporção de água nos cabelos.
Ingredientes: Lanolina, ceramidas, vitamina E, pantenol, aloe vera (babosa), glicerina, proteínas de seda/soja/entre outras, .
Produtos:
Nutrição
Para que serve: Para cabelos porosos e com frizz, reduz o volume e fecha as cutículas.
Ingredientes: Manteigas, óleos, cera de abelha.
Produtos:
Reconstrução
Para que serve: Para cabelos danificados por processos químicos. Repõe a massa perdida dos fios, dá força, efeito anti-quebra.
Ingredientes: Componentes naturais dos cabelos - queratina, colágeno, aminoácidos, arginina.
Produtos:
Há sugestões de produtos profissionais e outros mais acessíveis, minha dica é você adquirir os mais acessíveis e investir em um cosmético profissional conforme a necessidade maior do seu cabelo, exemplo: pessoas que fazem processos químicos (progressivas, coloração, descoloração) poderiam investir em uma máscara profissional para reconstrução.
Beijos :* Alana Xavier
Nenhum comentário:
Postar um comentário